domingo, 28 de abril de 2013

Entrevistas : pessoal e inglês (CC)

Oii, gente :)

Então, hoje é domingo e já são 22:15, eu devia estar indo pra minha caminha, já que amanhã acordo cedinho pra encontrar minhas kids (depois de 4 dias!), massss, como sempre digo: o aupair fala mais alto.

Como essa semana tenho algumas coisas pra resolver, acho que eu não teria tempo pra esse post, e como quero me lembrar de tudo, achei melhor fazer logo.

Bom, aqueles que tiveram paciência de ler o 'pequeno' post anterior, já sabem que fui com mais duas meninas na palestra inédita da CC, e que sim, teremos Cultural Care no Rio Grande do Sul õ//.


Fiquei muito animada com a palestra (apesar de ter os pés no chão e saber que ela só poderia ser boa, já que estavam lá as principais pessoas da CC no Brasil e na América Latina, mas enfim). No final, as mulheres perguntaram quem não havia marcado a entrevista anteriormente e se gostaríamos de marcar. Fazer essa entrevista naquele dia não estava nem de longe nos meus planos, afinal, quero ficar on só no fim de agosto.

Mas, por fim, a persuasão delas falou mais alto kk Eu não queria mesmo fazer a de inglês, porque concluí meu curso ano passado, em setembro e depois disso, estudei muito pouco, quase nada na verdade (não passei da leitura de alguns artigos em inglês, músicas e filmes). Só que não sei como, acabei topando hahah eu tinha R$50 na carteira (menos até, porque eu ja tinha gasto com as passagens e tal) e a entrevista era R$40!! Não dei bola pra nada disso, e fiquei ali, esperando as outras meninas irem embora pra que eu pudesse fazer a entrevista.

Acho que o me convenceu mesmo foi a coordenadora da América Latina dizer que não tinha problema eu fazer antes a entrevista, nem o teste. Porque se eu passasse, já era algo a menos pra fazer, e se eu reprovasse no inglês, era só fazer de novo depois. Então tá, né.

Me senti numa entrevista de emprego, sério! Me perguntaram muuuuuitas coisas sobre a minha vida, e ficamos conversando por quase 2h. Tudo começou com um "como você conheceu o programa?" - em português. Falei exatamente o que já contei aqui no blog e a partir daí, a Ana Luiza não seguiu muito o programa, porque as vezes eu ja respondia o que ela ia mesmo perguntar ou ela percebia que precisava perguntar mais alguma coisa, além do que já tinha no "roteiro" dela, pelo o que eu falava (aliás, não falei muito pouco não kk).

Gente, eu nunca tinha ido atrás das perguntas que as agências fazem nessas entrevistas, muito menos estudado. Então pra mim, era conversa foi bem natural mesmo. Na realidade as agências só querem saber do teu perfil, do teu relacionamento com outras pessoas, com as crianças, e se você estaria preparada pra ser aupair. Claro que isso não se nota em apenas uma conversa, pelo menos, não com 100% de certeza, mas dá pra ter uma ideia se tu não é uma patyzinha querendo ir pra NYC ou nenhuma louca né kk.

Nós levamos algum tempo falando de religião, porque como sou católica praticante e bem ativa nos movimentos da minha paróquia, a Ana Luiza já começou a me perguntar sobre como seria morar com uma family de outra religião e afins. Fui bem sincera, e acho que deu certo hehe Aliás, esse ponto foi bem pra mim, porque eu tinha (até tenho) um pouco de preocupação sobre o que as families pensam sobre a Igreja Católica. A coordenadora me disse que é bem tranquilo, e que isso não seria empecilho pra que alguma host family falasse comigo (e se for, seria para bem poucas families - assim espero!).

Bom, concluída essa parte pessoal, em português, começamos em inglês. Me digam, o que era o meu inglês?? hahah depois que saí da entrevista me toquei que a última vez que eu tinha falado inglês em voz alta, tinha sido em setembro do ano passado. SETE MESES ATRÁS. Sem ser preconceituosa, me senti uma jeca falando em inglês, ainda mais depois da entrevistadora que tinha um inglês lindo demais né kk

Entender, eu entendi tudo, das três que falavam alguma coisa. Mas na primeira pergunta (Eduarda, please, describe yourself.) eu fiquei meio que paralisada, as palavras parece que não vinham na minha cabeça. Sem mentira, pareceu uma eternidade o tempo que fiquei no 'ã, uhm, uh, ' hahahah e depois, quando comecei a falar algumas palavras, tive a impressão que eu não conseguia formular nada.  Tá, parei, respirei, e comecei a responder.

A partir dai foi beeeeem tranquilo, acho que em mais ou menos uns 40min, que foi o tempo da entrevista em inglês, eu me "esqueci" de três palavras, que eu não conseguia substituir, então, a própria Ana Luiza já me deu uma colinha. hehe

Mas foi tudo bem tranquilo, no final, me disseram que eu era um amor para 18 anos, e que eu poderia me inscrever até começo de julho, pra pegar a fase boa de famílias online (sinceramente, tive a impressão de que elas estavam loucas pra que eu ficasse online o quanto antes, não sei se elas tão achando que vai faltar au pair, mas isso acho difícil né kk). Quanto ao meu inglês  não me disseram o nível (e eu nem me lembrei de perguntar, aliás, eu não me lembrava dessa questão dos niveis!) Mas acho que pude comprovar que realmente meu curso foi ótimo, afinal, entendi tudinho que elas diziam, e mesmo depois de tanto tempo sem praticar o speaking, segundo elas, consigo "me comunicar muito bem" (apesar da vergonhosa demora do meu cérebro pra responder!).

A princípio, amanhã devo receber a senha do app e o boleto dos R$310,00 restantes da inscrição. Anyway, não pretendo ficar on no início de julho não, e dependendo do nível que consegui com o teste, vou refazer o teste (afinal, já vou ter treinado bem mais o speaking), sem contar que assim tenho mais tempo para acumular horas e tal. E além disso, ainda não é certo que vou fazer pela CC né, esperemos a visita na Experimento hehe

É isso gente, não tem porque ficar nervoso com a entrevista, e as perguntas, no geral, são fáceis de responder (que eu me lembre agora, a única que tive dificuldade de responder em inglês é o que eu faria se eu chegasse na hf depois de uma aupair de dois anos, e as kids começassem a dizer que queriam que eu voltasse pro Brasil). Então, não tem mistério! Só precisam ser bem sinceras e responder com bastante carinho. hehe

beijos,
Duda.

3 comentários:

  1. Querida, eu fiz a minha entrevista na Sexta e concordo contigo, é tudo super tranquilo. Sem contar que as gurias da CC foram super bacanas. :D Concordo com a parte da sinceridade, nada melhor que ser nós mesmas. Boa sorte pra nós e rumo aos EUA! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, Michele! se tivermos muita sorte, nos encontramos lá nos EUA hehe

    ResponderExcluir